Categoria

Questionário para pesquisa de mercado

Apresentação

O curso tem como foco a criação de questionários eficazes para pesquisas quantitativas, tanto pesquisas na área de mercado, como pesquisas de opinião em geral e de visões políticas em particular . Os participantes aprenderão os princípios fundamentais de elaboração de perguntas, escalas de medição e estratégias para garantir a coleta de dados precisos e relevantes. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a criar questionários bem projetados que contribuam para a obtenção de insights sólidos a serem utilizados na pesquisa acadêmica e na pesquisa de mercado.

R$

227.00

Confira abaixo uma aula introdutória

Conteúdo

O que você vai aprender

  • Definir o tipo de pergunta mais adequada para aquilo que quer saber;

  • Determinar o fluxo de perguntas mais adequado em seu questionário;

  • Identificar possíveis vieses na elaboração das perguntas em pesquisas de opinião;

  • Por fim, saber elaborar um questionário eficaz para coleta de dados.

Cronograma de ensino

Módulos desse curso

Módulo 01: Introdução à elaboração de um questionário

O papel dos questionários na pesquisa quantitativa;
Vantagens e desafios da pesquisa baseada em questionários;
Etapas do desenvolvimento de um questionário eficaz;
Tipos de perguntas (fechadas, abertas, de múltipla escolha, com base na escala Likert, matriz de associação etc);
Evitando vieses e ambiguidades nas perguntas;
Organização do fluxo do questionário;
Tamanho adequado do questionário.

 


 

Módulo 02: Criando questionários para pesquisas de mercado

Questionário de Teste de Conceito
Questionário de Saúde de Marca
Questionário de Pré-Teste de Comunicação

 


 

Módulo 03: Criando questionários para pesquisas de opinião e sobre opções políticas

Questionário de Opinião Pública
Questionário de Pesquisa Eleitoral

Quem vai ensinar

Professor

     Julio Gouvêa
    Julio Gouvêa

    É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com mais de 20 anos de experiência em pesquisa, tendo atuado em renomados institutos de pesquisa do país (Datafolha, IBOPE, Ipsos), e também na Globo e Toluna Corporate. Atualmente é Executivo de Vendas de soluções em pesquisa de mercado na MindMiners.

    FAQs

    Perguntas Frequentes

    Para participar dos cursos online, você precisará de um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. Recomendamos também ter um navegador atualizado e, em alguns casos, é possível que seja necessário ter softwares específicos instalados, conforme indicado na descrição do curso.

    Veja Também

    Outros conteúdos que possam te interessar

    Bibliometria com VOSviewer

    Neste curso você aprenderá a utilizar o VOSviewer, um software para construção de redes bibliométricas…

    Professora

    Amanda Sangalli

    Padrões e relações entre dados sociais com ACM

    A Análise de Correspondências Múltiplas é uma ferramenta para a análise de dados categóricos para pesquisas sociais…

    Professor

    Edison Bertoncelo

    Introdução ao UX Research

    O curso introdutório de UX Research apresenta conceitos e técnicas de UX Research…

    Professor

    Leonardo Galvão

    Comparação histórica, process tracing e QCA

    Elabore questionários eficazes e sem vieses para pesquisas de mercado e opinião pública…

    Professores

    Renato e Wellington

    Questionário para pesquisa de mercado

    Elabore questionários eficazes e sem vieses para pesquisas de mercado e opinião pública…

    Professor

    Julio Gouvêa

    Sistemas eleitorais: modelos e efeitos

    Aborda a importância da escolha do sistema eleitoral para definir a representação política em democracias…

    Professora

    Eneida Desiree Salgado

    Campanhas eleitorais baseadas em dados

    Aprenda a interpretar as necessidades da campanha, propor e executar métodos de pesquisa adequados ao tema…

    Professores

    João Feres e Carolina de Paula

    Ferramentas geoespaciais para políticas urbanas

    Capacite-se em mapeamento de dados para aprimorar políticas públicas urbanas…

    Professora

    Maria Augusta Kroetz

    Raça em políticas públicas

    Aprenda a utilizar diferentes modelos de classificação racial e a formular de políticas públicas com esse foco…

    Professor

    Luiz Augusto Campos

    Políticas públicas: o que são, como são formuladas e avaliadas

    Aprenda o que são políticas públicas, como são formuladas, monitoradas e avaliadas. Prepara para o CNU…

    Professor

    Marco Cavalieri

    Relações Institucionais e Governamentais: estratégias e táticas

    Estratégias e táticas mais utilizadas pelos grupos de interesse para influenciar a formulação de políticas…

    Professora

    Andréa Gozetto

    Grupo Focal: Planejamento, condução e análise de resultados

    Aprenda a planejar, conduzir e analisar dados qualitativos para pesquisa e tomada de decisões…

    Professora

    Nathália Porto