Categoria

Grupo Focal: Planejamento, condução e análise de resultados

Apresentação

O curso prepara profissionais para a condução de Grupos Focais como estratégia de coleta de dados qualitativos para pesquisa e tomada de decisões. Por possibilitarem a coleta de informações a partir do debate entre diferentes públicos e visões, Grupos Focais têm cada vez mais sido utilizados para acessar experiências, motivações e discursos atrelados a objetos de pesquisa de natureza qualitativa. Assim, promoveremos não somente uma visão do estado da arte da aplicação desta técnica, como também percorreremos as etapas de preparação/planejamento e sistematização dos achados com vistas à melhor comunicação dos resultados.

R$

497.00

Confira abaixo uma aula introdutória

Conteúdo

O que você vai aprender

  • Planejar e conduzir (mediar) Grupos Focais junto a audiências de diferentes características e backgrounds;
  • Construir ferramentas de pesquisa que captem dados com eficiência, a partir das melhores práticas em construção de roteiros;
  • Utilizar com parcimônia e assertividade técnicas de projeção, estímulo à expressão falada e visual e organização de debate;
  • Lançar mão de características necessárias a um pesquisador qualitativo – comunicação, escuta ativa, escrita – na condução e controle da audiência em Grupos Focais;
  • Sistematizar, analisar e comunicar resultados de uma pesquisa com Grupos Focais como estratégia de campo, a partir de diferentes ferramentas analíticas (conteúdo, discurso, categorização etc.).
Cronograma de ensino

Módulos desse curso

Módulo 01: Introdução - Grupos Focais: Quando e como aplicar

Você irá aprender porque o debate está no centro do Grupo Focal. Também irá entender que características do Grupo Focal o enquadram na metodologia qualitativa de pesquisa, quando o Grupo Focal é a técnica de coleta de dados indicada e quais são as suas vantagens e limitações.

 


 

Módulo 02: Planejamento de Grupos Focais

As/os estudantes serão orientadas sobre as etapas de preparação para uma boa pesquisa por Grupos Focais. A partir dos objetivos definidos por sua pesquisa, trataremos da escolha e dimensionamento do número e perfis de participantes, além do formato (presencial ou online) e características do espaço. Também discutiremos as melhores práticas para a formulação dos instrumentos de pesquisa (roteiro/guia, guia de recrutamento etc.).

 


 

Módulo 03: Elaboração de roteiros, guias e material de apoio

Discutiremos a importância de um bom instrumento para a realização de Grupos Focais profundos e ricos. Aprenderemos a organizar o conteúdo e a redação, bem como a utilizar técnicas de projeção e recursos de linguagem e tecnologia para a condução de Grupos Focais de forma natural e cadenciada.

 


 

Módulo 04: Habilidades e Boas Práticas na condução de Grupos Focais

Abordaremos as melhores práticas na condução de Grupos Focais com audiências distintas. Trataremos dos momentos de um Grupo Focal (acolhida, introdução, desenvolvimento e clímax), organização do debate, observância do fluxo de raciocínio, habilidades e competências sociolinguísticas necessárias ao mediador, diferenças entre ambientes online e offline e profissionais/equipamentos de apoio à execução de um bom Grupo Focal.

 


 

Módulo 05: Sistematização e Análise de dados

Percorreremos aspectos como a fluidez da condução da reunião, como lidar com emoções e constrangimentos de entrevistados(as) e técnicas para extração de mais expressões por parte dos respondentes. Discutiremos as melhores ferramentas para sistematizar, transcrever e analisar evidências coletadas em Grupos Focais, cuidados necessários à exposição de todos os discursos e requisitos éticos que devem ser observados.

Quem vai ensinar

Professor

    Nathália Porto
    Nathália Porto

    Cientista Social, Mestra em Ciência Política e Especialista em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. É profissional de pesquisa e análise de dados sociais há quase 15 anos, ao longo dos quais acumulou experiências de trabalho junto a organismos internacionais, instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Emprega técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa e defende a utilização de métodos mistos para a tomada de decisões informadas. Atualmente, desenvolve projetos de monitoramento de reputação corporativa, governança e responsabilidade social para companhias de tecnologia, finanças, higiene e beleza, infraestrutura, educação, etc., com especial aplicação em mercados emergentes (Brasil, México, Índia, China etc.).

    FAQs

    Perguntas Frequentes

    Para participar dos cursos online, você precisará de um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. Recomendamos também ter um navegador atualizado e, em alguns casos, é possível que seja necessário ter softwares específicos instalados, conforme indicado na descrição do curso.

    Veja Também

    Outros conteúdos que possam te interessar

    Bibliometria com VOSviewer

    Neste curso você aprenderá a utilizar o VOSviewer, um software para construção de redes bibliométricas…

    Professora

    Amanda Sangalli

    Padrões e relações entre dados sociais com ACM

    A Análise de Correspondências Múltiplas é uma ferramenta para a análise de dados categóricos para pesquisas sociais…

    Professor

    Edison Bertoncelo

    Introdução ao UX Research

    O curso introdutório de UX Research apresenta conceitos e técnicas de UX Research…

    Professor

    Leonardo Galvão

    Comparação histórica, process tracing e QCA

    Elabore questionários eficazes e sem vieses para pesquisas de mercado e opinião pública…

    Professores

    Renato e Wellington

    Questionário para pesquisa de mercado

    Elabore questionários eficazes e sem vieses para pesquisas de mercado e opinião pública…

    Professor

    Julio Gouvêa

    Sistemas eleitorais: modelos e efeitos

    Aborda a importância da escolha do sistema eleitoral para definir a representação política em democracias…

    Professora

    Eneida Desiree Salgado

    Campanhas eleitorais baseadas em dados

    Aprenda a interpretar as necessidades da campanha, propor e executar métodos de pesquisa adequados ao tema…

    Professores

    João Feres e Carolina de Paula

    Ferramentas geoespaciais para políticas urbanas

    Capacite-se em mapeamento de dados para aprimorar políticas públicas urbanas…

    Professora

    Maria Augusta Kroetz

    Raça em políticas públicas

    Aprenda a utilizar diferentes modelos de classificação racial e a formular de políticas públicas com esse foco…

    Professor

    Luiz Augusto Campos

    Políticas públicas: o que são, como são formuladas e avaliadas

    Aprenda o que são políticas públicas, como são formuladas, monitoradas e avaliadas. Prepara para o CNU…

    Professor

    Marco Cavalieri

    Relações Institucionais e Governamentais: estratégias e táticas

    Estratégias e táticas mais utilizadas pelos grupos de interesse para influenciar a formulação de políticas…

    Professora

    Andréa Gozetto

    Grupo Focal: Planejamento, condução e análise de resultados

    Aprenda a planejar, conduzir e analisar dados qualitativos para pesquisa e tomada de decisões…

    Professora

    Nathália Porto