Categoria

Curso In Company

Campanhas eleitorais baseadas em dados

Apresentação

Virou clichê afirmar que campanhas eleitorais modernas são baseadas em dados, o que sim, é verdade! Mas o que pouco se discute é a dificuldade em gerar corretamente os dados que serão a base das decisões de marketing e planejamento. Esse é o objetivo do curso: capacitar profissionais para atender as demandas dos staffs das campanhas eleitorais, transformando dados em estratégias assertivas de comunicação política. Quando se inicia no mundo das pesquisas eleitorais é comum o/a profissional ter um método ou uma técnica favorita e querer adotá-lo a todo custo. Essa é uma postura totalmente compreensível, dadas as afinidades e skills que os indivíduos possuem. Contudo, o bom profissional, focado em executar pesquisas de máxima utilidade para uma disputa eleitoral, precisará, antes de escolher o método e a técnica, delimitar as necessidades reais da campanha e o perfil do candidato. Afinal, que respostas efetivas cada método pode oferecer na corrida eleitoral? Como efetuar o planejamento e levantar os dados adequados para cada etapa da campanha?

Conteúdo

O que você vai aprender

  1. Formular propostas de pesquisa a partir do briefing do staff da campanha.
  2. Definir os métodos de pesquisa adequados para o perfil de cada candidato.
  3. Conhecer ferramentas e estratégias de planejamento para coletar dados úteis para equipe de marketing político e eleitoral.
  4. Conhecer o estágio do marketing político no Brasil e as formas de efetuar a campanha permanente data driven.
Quem vai conduzir

Professor

    Carolina e João Feres
    Carolina e João Feres

    Foto Carolina de Paula

    Carolina de Paula

    Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Foi consultora da UNESCO da avaliação de impacto social do Programa Gol do Brasil, da CB. Realiza consultorias para desenhos de pesquisas quantitativas e qualitativas. Oferece regularmente cursos de metodologia qualitativa, particularmente para pessoas/instituições interessadas em realizar pesquisas sobre o comportamento de consumidores e cidadãos. Foi analista de dados e coordenadora da área qualitativa do instituto IDEIA BIG DATA, atuando em diversas campanhas eleitorais e pesquisas de mercado em todas as regiões do país. Escreve no blog Legis-Ativo do Estadão, Broadcast Político (Agência Estado) e Latinoamerica21. Autora do livro “O que Faz um Senador? Um Estudo sobre a Representação Política dos Senadores Brasileiros” publicado em 2018 pela editora Appris.


    Foto João Feres Júnior

    João Feres Júnior

    Mestrado em Filosofia Política pela UNICAMP e mestrado e doutorado em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center (1998, 2003). Foi professor de Ciência Política do IUPERJ de 2003 a 2010 e da UNIRIO de 2010 a 2012. É, desde 2010, professor de Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Coordena o Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço Público (LEMEP) e o Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB). Tem experiência em pesquisa qualitativa eleitoral e em estudos de comportamento político e eleitoral. Tem publicações nas áreas de mídia e política, políticas de ação afirmativa, teoria política, história dos conceitos, relações raciais e história e desenvolvimento das ciências sociais.

    Não perca essa oportunidade!

    Capacite a sua equipe com esse curso in company exclusivo

    Converse com um de nossos consultores especializados e descubra como contratar esse curso in company para sua empresa ou instituição. Proporcione à sua equipe uma experiência de aprendizado personalizada, voltada para o desenvolvimento de habilidades estratégicas e resultados práticos. Invista no crescimento profissional e fortaleça a competitividade do seu negócio com soluções educacionais sob medida!

    Ficou Interessado(a)?

    Preencha as informações abaixo e nós entramos em contato.

    FAQs

    Perguntas Frequentes

    Para participar dos cursos online, você precisará de um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. Recomendamos também ter um navegador atualizado e, em alguns casos, é possível que seja necessário ter softwares específicos instalados, conforme indicado na descrição do curso.

    Veja Também

    Outros conteúdos que possam te interessar

    Bibliometria com VOSviewer

    Neste curso você aprenderá a utilizar o VOSviewer, um software para construção de redes bibliométricas…

    Professora

    Amanda Sangalli

    Padrões e relações entre dados sociais com ACM

    A Análise de Correspondências Múltiplas é uma ferramenta para a análise de dados categóricos para pesquisas sociais…

    Professor

    Edison Bertoncelo

    Introdução ao UX Research

    O curso introdutório de UX Research apresenta conceitos e técnicas de UX Research…

    Professor

    Leonardo Galvão

    Comparação histórica, process tracing e QCA

    Elabore questionários eficazes e sem vieses para pesquisas de mercado e opinião pública…

    Professores

    Renato e Wellington

    Questionário para pesquisa de mercado

    Elabore questionários eficazes e sem vieses para pesquisas de mercado e opinião pública…

    Professor

    Julio Gouvêa

    Sistemas eleitorais: modelos e efeitos

    Aborda a importância da escolha do sistema eleitoral para definir a representação política em democracias…

    Professora

    Eneida Desiree Salgado

    Campanhas eleitorais baseadas em dados

    Aprenda a interpretar as necessidades da campanha, propor e executar métodos de pesquisa adequados ao tema…

    Professores

    João Feres e Carolina de Paula

    Ferramentas geoespaciais para políticas urbanas

    Capacite-se em mapeamento de dados para aprimorar políticas públicas urbanas…

    Professora

    Maria Augusta Kroetz

    Raça em políticas públicas

    Aprenda a utilizar diferentes modelos de classificação racial e a formular de políticas públicas com esse foco…

    Professor

    Luiz Augusto Campos

    Políticas públicas: o que são, como são formuladas e avaliadas

    Aprenda o que são políticas públicas, como são formuladas, monitoradas e avaliadas. Prepara para o CNU…

    Professor

    Marco Cavalieri

    Relações Institucionais e Governamentais: estratégias e táticas

    Estratégias e táticas mais utilizadas pelos grupos de interesse para influenciar a formulação de políticas…

    Professora

    Andréa Gozetto

    Grupo Focal: Planejamento, condução e análise de resultados

    Aprenda a planejar, conduzir e analisar dados qualitativos para pesquisa e tomada de decisões…

    Professora

    Nathália Porto