A Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) é uma ferramenta para a análise de dados categóricos. Dados categóricos são dados que expressam características, qualidades, atributos (o gênero ou a raça de uma pessoa, o partido político em que um eleitor vota, o nível de instrução ou a nacionalidade). Com a ACM, é possível construir gráficos ou mapas para visualizar as relações entre os indivíduos observados e suas características. Um grupo de pessoas pode estar associado a determinadas características, um segundo grupo a outras características e assim por diante. A ACM ajuda a entender se algumas características tendem a aparecer juntas ou se elas são independentes umas das outras. Nas análises do universo social, isso serve para mostrar oposições, contrastes, diferenças significativas entre grupos. Outra vantagem importante da ACM é permitir análises tanto descritivas quanto explicativas. Essa técnica vem sendo cada vez mais utilizada nas ciências sociais em pesquisas sobre classes sociais, gostos e estilos de vida; trajetórias sociais e educativas; preferências políticas e ideológicas, por exemplo. Com base na discussão de exemplos empíricos e no uso de um software específico, este curso apresentará a técnica da ACM, seus principais conceitos e as possibilidades para o uso em pesquisas sociais, possibilitando ao aluno um entendimento prático dessa ferramenta na análise de dados da sua pesquisa.
Apresentar os principais conceitos da análise de correspondências múltiplas (ACM);
Enfatizar as possibilidades oferecidas pela ACM para a análise de dados nas ciências sociais em comparação com outras técnicas estatísticas “multivariadas” (isto é, quando se está analisando mais de uma variável ao mesmo tempo), tais como Análise de Componentes Principais, Análise Fatorial, Análise de Covariância etc.;
Exemplificar maneiras de utilizar a ACM a partir de exemplos empíricos e resultados concretos em pesquisas sociológicas;
Ensinar os procedimentos para o uso dessa técnica com base em um aplicativo específico (SPAD).
Módulo 01: Análise de Correspondências Múltiplas: Principais Conceitos e Possibilidades para a Análise de Dados Categóricos:
Neste módulo introdutório, você será apresentado aos conceitos fundamentais da Análise de Correspondências Múltiplas (ACM), como Tabela de Contingência, Dimensões, Correspondências, Pontuação de Categorias, Inércia, Nuvem de Modalidades, Nuvem de Indivíduos etc. Você verá como esta técnica estatística pode ser usada para analisar dados categóricos, como preferências de consumidores, características sociodemográficas, ou qualquer outra informação categorizada. Aprenderá a compreender os princípios básicos da ACM, sua aplicação e as possibilidades que ela oferece para explorar e interpretar seus dados de forma eficaz.
Módulo 02: Construindo a Nuvem de Modalidades:
No segundo módulo, você se aprofundará na construção da nuvem de modalidades, que é uma representação gráfica dos dados em um espaço bidimensional (ou tridimensional, dependendo do caso). Portanto, aqui você aprenderá como criar visualizações gráficas que representam as relações entre categorias ou modalidades de variáveis categóricas. Você também entenderá como interpretar as nuvens de modalidades para identificar padrões, associações e insights em seus dados. Além disso, você terá a oportunidade de praticar a construção dessas nuvens com exemplos reais, aprimorando suas habilidades analíticas na prática.
Módulo 03: Construindo a Nuvem de Indivíduos:
No terceiro e último módulo, você se concentrará na construção da nuvem de indivíduos. Neste estágio, você aprenderá a analisar e representar os indivíduos em seu conjunto de dados categóricos. Você descobrirá como visualizar as relações entre os casos ou indivíduos e como interpretar essas visualizações para identificar grupos, segmentações, ou qualquer outra informação relevante sobre as características dos indivíduos em sua pesquisa. Ao final deste módulo, você estará apto a aplicar a Análise de Correspondências Múltiplas em suas próprias análises de dados categóricos.

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. É coordenador do Consórcio de Informações Sociais (CIS). É Doutor em Sociologia pela USP. Fez doutorado-sanduíche na Universidade de Essex, sob a orientação de John Scott. É autor dos livros: Construindo espaços relacionais com a análise de correspondências múltiplas: aplicações nas ciências sociais (ENAP, 2022) e A campanha das diretas e a democratização (Humanitas/FAPESP, 2007). Suas áreas de interesse incluem estratificação social, sociologia da cultura e sociologia política, com ênfase nos seguintes temas: classes sociais, gostos e estilos de vida; desigualdades em suas múltiplas dimensões, ação coletiva e comportamento político.
Para participar dos cursos online, você precisará de um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. Recomendamos também ter um navegador atualizado e, em alguns casos, é possível que seja necessário ter softwares específicos instalados, conforme indicado na descrição do curso.
O processo de inscrição é simples. Basta acessar nosso site, navegar pelos cursos disponíveis e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Em seguida, clique no botão de inscrição e siga as instruções fornecidas. Após a conclusão do processo de inscrição, você receberá as informações de acesso ao curso por e-mail. atualizado e, em alguns casos, é possível que seja necessário ter softwares específicos instalados, conforme indicado na descrição do curso.
Sim, ao finalizar com sucesso um curso profissionalizante, você receberá um certificado de conclusão. Nossos certificados podem ser utilizados para comprovar suas habilidades e conhecimentos adquiridos.
Sim, nossos cursos online oferecem flexibilidade de acesso. Você pode acessar as aulas e o material de estudo a qualquer momento, de acordo com sua conveniência. Isso permite que você estude no seu próprio ritmo e adapte o aprendizado à sua agenda pessoal.
Sim, oferecemos suporte durante todo o curso. Nossa equipe de suporte estará disponível para ajudar com dúvidas técnicas, problemas de acesso ao conteúdo ou qualquer outra questão relacionada ao curso. Além disso, alguns cursos também podem contar com fóruns de discussão e sessões de perguntas e respostas para uma interação mais direta com os instrutores.