Este é um curso sobre o Método Histórico Comparativo (MHC), sobre a técnica do Process Tracing (PT), ou rastreamento de processos, e sobre a Análise Qualitativa Comparativa (conhecido por QCA da sigla em inglês). Estas técnicas fazem parte parte do arsenal de metodologias qualitativas utilizadas para pesquisas com poucos casos (Small N Studies).
Essencialmente, o MHC é um desenho de pesquisa cujo objetivo é controlar variáveis a fim de encontrar causas necessárias e/ou suficientes para explicar fenômenos complexos. O PT é a identificação de mecanismos causais intermediários que permitem reforçar afirmações de causalidade, mecanismos que devem ser definidos em termos de condições necessárias e/ou suficientes e apresentados por meio de narrativas densas. Por fim, a QCA também permite controlar variáveis e produzir inferências causais a partir de comparações históricas. A diferença é que a QCA atinge um nível de formalização e sistematização não alcançado pelo MHC, o que é feito com o auxílio de softwares, como o fsQCAO objetivo do curso é desenvolver habilidades para o uso dessas metodologias no trabalho acadêmico ou em análises aplicadas a problemas complexos.
Módulo 01: O Método Histórico Comparativo
Aula 1: O método histórico comparativo
Aula 2: Path Dependence
Aula 3: Conjuntura crítica
Aula 4: Estrutura temporal
Aula 5: Crítica ao MHC
Aula 6: Exemplo de análise 1
Aula 7: Exemplo de análise 2
Aula 8: Exercícios
Módulo 02: Process Tracing (PT) ou rastreamento de processos
Aula 1: O processo Tracing
Aula 2: Descrevendo mecanismos
Aula 3: Tipos de Process Tracing
Aula 4: O papel da narrativa
Aula 5: Boas práticas - Parte 1
Aula 6: Boas práticas - Parte 2
Aula 7: Exercícios
Módulo 03: Análise Qualitativa Comparativa (QCA)
Aula 1: Introdução ao QCA
Aula 2: O que há de novo na abordagem da QCA
Aula 3: QCA na prática
Aula 4: Cinco passos para uma boa QCA
Aula 5: Coeficiente de consistência e cobertura
Aula 6: Calibragem de dados
Aula 7: Uso de softwares

Renato Perissinotto É professor titular de Ciência Política na Universidade Federal do Paraná. Foi Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) entre 2016-2018. Fez o seu pós-doutorado no Latin American Centre, na Oxford University, como Visiting Researcher. Em 2022 recebeu o Prêmio Victor Nunes Leal da ABCP e o Prêmio de Melhor Obra Científica concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) pelo livro “Ideas, burocracia e industrialización en Argentina y Brasil”.
Para participar dos cursos online, você precisará de um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. Recomendamos também ter um navegador atualizado e, em alguns casos, é possível que seja necessário ter softwares específicos instalados, conforme indicado na descrição do curso.
O processo de inscrição é simples. Basta acessar nosso site, navegar pelos cursos disponíveis e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Em seguida, clique no botão de inscrição e siga as instruções fornecidas. Após a conclusão do processo de inscrição, você receberá as informações de acesso ao curso por e-mail. atualizado e, em alguns casos, é possível que seja necessário ter softwares específicos instalados, conforme indicado na descrição do curso.
Sim, ao finalizar com sucesso um curso profissionalizante, você receberá um certificado de conclusão. Nossos certificados podem ser utilizados para comprovar suas habilidades e conhecimentos adquiridos.
Sim, nossos cursos online oferecem flexibilidade de acesso. Você pode acessar as aulas e o material de estudo a qualquer momento, de acordo com sua conveniência. Isso permite que você estude no seu próprio ritmo e adapte o aprendizado à sua agenda pessoal.
Sim, oferecemos suporte durante todo o curso. Nossa equipe de suporte estará disponível para ajudar com dúvidas técnicas, problemas de acesso ao conteúdo ou qualquer outra questão relacionada ao curso. Além disso, alguns cursos também podem contar com fóruns de discussão e sessões de perguntas e respostas para uma interação mais direta com os instrutores.