Categoria

Campanhas eleitorais baseadas em dados

Apresentação

Virou clichê afirmar que campanhas eleitorais modernas são baseadas em dados, o que sim, é verdade! Mas o que pouco se discute é a dificuldade em gerar corretamente os dados que serão a base das decisões de marketing e planejamento. Esse é o objetivo do curso: capacitar profissionais para atender as demandas dos staffs das campanhas eleitorais, transformando dados em estratégias assertivas de comunicação política. Quando se inicia no mundo das pesquisas eleitorais é comum o/a profissional ter um método ou uma técnica favorita e querer adotá-lo a todo custo. Essa é uma postura totalmente compreensível, dadas as afinidades e skills que os indivíduos possuem. Contudo, o bom profissional, focado em executar pesquisas de máxima utilidade para uma disputa eleitoral, precisará, antes de escolher o método e a técnica, delimitar as necessidades reais da campanha e o perfil do candidato. Afinal, que respostas efetivas cada método pode oferecer na corrida eleitoral? Como efetuar o planejamento e levantar os dados adequados para cada etapa da campanha?

R$

497.00

Confira abaixo uma aula introdutória

Conteúdo

O que você vai aprender

  1. Formular propostas de pesquisa a partir do briefing do staff da campanha.
  2. Definir os métodos de pesquisa adequados para o perfil de cada candidato.
  3. Conhecer ferramentas e estratégias de planejamento para coletar dados úteis para equipe de marketing político e eleitoral.
  4. Conhecer o estágio do marketing político no Brasil e as formas de efetuar a campanha permanente data driven.
Cronograma de ensino

Módulos desse curso

Módulo 01: Por que é importante realizar pesquisas de opinião para definir estratégias de campanha?

- Introdução
- Competitividade eleitoral
- Conceitos Básicos
- A importância da pré-campanha
- Planejamento estratégico
- Aquecimento e pré-campanha
- Campanha
- Análise de SWOT ou FOFA
- Análise dos concorrentes e teoria do eleitor proximal
- Voltando aos concorrentes
- Canvas do candidato

 


 

Módulo 02: Pesquisa qualitativa e quantitativa: para que servem e quando fazer em uma campanha eleitoral?

- Planejamento de campanha e pesquisas
- Definindo o planejamento estratégico
- Quando fazer grupos focais?
- Pesquisas quantitativas
- Definição de base potencial
- Mapeamento da presença digital
- Montando a equipe de marketing político digital e planejando a comunicação
- Monitoramento das estratégias de pré-campanha
- Análise de repercussão, audiência e gestão de crises

 


 

Módulo 03: Do briefing à apresentação de resultados

- As transformações do marketing político
- Campanha permanente
- Análise das eleições de 2016
- Análise das eleições de 2018
- As eleições pós-2018

Quem vai ensinar

Professor

     João Feres e Carolina de Paula
    João Feres e Carolina de Paula

    Mestrado em Filosofia Política pela UNICAMP e mestrado e doutorado em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center (1998, 2003). Foi professor de Ciência Política do IUPERJ de 2003 a 2010 e da UNIRIO de 2010 a 2012. É, desde 2010, professor de Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Coordena o Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço Público (LEMEP) e o Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB). Tem experiência em pesquisa qualitativa eleitoral e em estudos de comportamento político e eleitoral. Tem publicações nas áreas de mídia e política, políticas de ação afirmativa, teoria política, história dos conceitos, relações raciais e história e desenvolvimento das ciências sociais.

    FAQs

    Perguntas Frequentes

    Para participar dos cursos online, você precisará de um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. Recomendamos também ter um navegador atualizado e, em alguns casos, é possível que seja necessário ter softwares específicos instalados, conforme indicado na descrição do curso.

    Veja Também

    Outros conteúdos que possam te interessar

    Bibliometria com VOSviewer

    Neste curso você aprenderá a utilizar o VOSviewer, um software para construção de redes bibliométricas…

    Professora

    Amanda Sangalli

    Padrões e relações entre dados sociais com ACM

    A Análise de Correspondências Múltiplas é uma ferramenta para a análise de dados categóricos para pesquisas sociais…

    Professor

    Edison Bertoncelo

    Introdução ao UX Research

    O curso introdutório de UX Research apresenta conceitos e técnicas de UX Research…

    Professor

    Leonardo Galvão

    Comparação histórica, process tracing e QCA

    Elabore questionários eficazes e sem vieses para pesquisas de mercado e opinião pública…

    Professores

    Renato e Wellington

    Questionário para pesquisa de mercado

    Elabore questionários eficazes e sem vieses para pesquisas de mercado e opinião pública…

    Professor

    Julio Gouvêa

    Sistemas eleitorais: modelos e efeitos

    Aborda a importância da escolha do sistema eleitoral para definir a representação política em democracias…

    Professora

    Eneida Desiree Salgado

    Campanhas eleitorais baseadas em dados

    Aprenda a interpretar as necessidades da campanha, propor e executar métodos de pesquisa adequados ao tema…

    Professores

    João Feres e Carolina de Paula

    Ferramentas geoespaciais para políticas urbanas

    Capacite-se em mapeamento de dados para aprimorar políticas públicas urbanas…

    Professora

    Maria Augusta Kroetz

    Raça em políticas públicas

    Aprenda a utilizar diferentes modelos de classificação racial e a formular de políticas públicas com esse foco…

    Professor

    Luiz Augusto Campos

    Políticas públicas: o que são, como são formuladas e avaliadas

    Aprenda o que são políticas públicas, como são formuladas, monitoradas e avaliadas. Prepara para o CNU…

    Professor

    Marco Cavalieri

    Relações Institucionais e Governamentais: estratégias e táticas

    Estratégias e táticas mais utilizadas pelos grupos de interesse para influenciar a formulação de políticas…

    Professora

    Andréa Gozetto

    Grupo Focal: Planejamento, condução e análise de resultados

    Aprenda a planejar, conduzir e analisar dados qualitativos para pesquisa e tomada de decisões…

    Professora

    Nathália Porto